domingo, 15 de março de 2009

MEDIUNIDADE


A MEDIUNIDADE
É natural que nos comuniquemos com os espíritos desencarnados e eles conosco, porque também somos Espíritos, embora estejamos encarnados. Pelos sentidos físicos e órgãos motores, tomamos contato com o mundo corpóreo e sobre ele agimos. Pelos órgãos e faculdades espirituais mantemos contato constante com o mundo espiritual, sobre o qual também atuamos. Todas as pessoas, portanto, recebem a influência dos espíritos. A maioria nem percebe esse intercâmbio oculto, em seu mundo íntimo, na forma de pensamentos, estados de alma, impulsos, pressentimentos, etc. Mas, há pessoas em que o intercâmbio é ostensivo. Nelas, os fenômenos são marcantes, acentuados, bem característicos( psicofonia, psicografia, efeitos físicos, etc.), ficando evidente uma outra individualidade, a do Espírito comunicante. A essas pessoas, Allan Kardec denomina médiuns. Médium é uma palavra neutra, de origem latina; quer dizer medianeiro, que está no meio. De fato, o médium serve de intermediário entre o mundo físico e o espiritual, podendo ser o intérprete para o Espírito desencarnado. Mediunidade é a faculdade que permite sentir e transmitir a influência dos Espíritos, ensejando o intercâmbio, a comunicação, entre o mundo físico e o espiritual. (Faculdade: capacidade que pode ou não ser usada).
Quem apresenta perturbação é médium?
Muitas vezes, ao eclodir a mediunidade, a pessoa costuma dar sinais de sofrimento, perturbação, desequilíbrio. Firmou-se até um conceito errado entre o povo: se uma pessoa se mostra perturbada, deve ter mediunidade. Entretanto, a mediunidade não é doença, nem leva à perturbação, pois é uma faculdade natural. Se a pessoa se perturba ante as manifestações mediúnicas, é por sua falta de equilíbrio emocional e por sua ignorância do que seja a mediunidade, ou porque está sob a ação de maus Espíritos. Não se deve colocar em trabalho mediúnico quem apresente perturbações. Primeiro, é preciso ajudar a pessoa a se equilibrar psiquicamente, através de passes, vibrações e esclarecimentos doutrinários. Deve-se recomendar, também, a visita ao médico, porque a perturbação pode ter causas físicas, caso em que o tratamento será feito pela medicina. Para o desenvolvimento da mediunidade, somente deve ser encaminhado quem esteja equilibrado e doutrinariamente esclarecido e conscientizado.
Sinais Precursores
A mediunidade fica bem caracterizada, quando: - há vidência ou audição no plano fluídico; - se dá o transe psicofônico(mediunidade falante) ou psicográfico (mediunidade escrevente); - há produção de efeitos físicos onde a pessoa se encontre. Mas, nem sempre é fácil e rápido de distinguir as manifestações mediúnicas, quando, em seu início, das perturbações fisiopsíquicas. Eis alguns sinais que se não tiverem causas orgânicas, podem indicar que a pessoa tem facilidade para a percepção de fluído, para o desdobramento(que favorece o transe) ou que está sob a atuação de Espíritos: - sensação de “presenças” invisíveis; - sono profundo demais, desmaios e síncopes inexplicáveis; - sensações ou idéias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro; - “ballonement” (sensação de inchar, dilatar) nas mãos, pés ou em todo o corpo, como resultado de desdobramento perispiritual; - adormecimento ou formigamento nos braços e pernas; - arrepios de frio, tremores, calor, palpitações.(1)


Referência Bibliográfica (1) Curso de Iniciação ao Espiritismo - Cap. Mediunidade e seu Desenvolvimento - Editora e Gráfica do Lar/ABC do Interior.

Um comentário:

  1. tenho todos esses sintomas .
    inclusive no meu caso ouço vozes me dizendo coisas inacreditaveis e tambem escrevo sobre temas estranhos, que eu nao preciso pensar para aborda-los, do nada coisas vem na minha mente, sao palavras estranhas e ao mesmo tempo tristes, frias e realistas. desde pequena vejo vultos, e sinto a presença de algo perto de mim, uma pessoa que tem essas caracteristicas me disse que eu nao sou um ser comum.

    alguem pode me ajudar ?

    niz_niza@hotmail.com
    meu msn esta ai, me add quem entender disso, porque e complicado ter mil perguntas e nenhuma resposta. =/

    ResponderExcluir